Pensamento Crítico: 5 dicas para desenvolver o seu.

QGnianos, todos os dias temos que tomar diversas escolhas. Algumas pequenas e desimportantes, outras com um impacto grande em nossas vidas. Por exemplo, vou prestar vestibular para qual curso? Somos bombardeados com tantas opções que fica impossível acertar todas as vezes. Porém, há diversas maneiras de aumentarmos nossa chance de acertar, e uma delas é: o pensamento crítico.

O pensamento crítico nada mais é do que um jeito de pensarmos sobre uma pergunta de pensamentocritico_bannerforma que nos permita quebrar a situação em pedaços, revelando as questões escondidas e nos ajudando a fazer a melhor decisão. Se a parte “crítico” soa negativa, é porque em certo aspecto, não deixa de ser. Ao invés de escolher uma resposta porque soa correto, uma pessoa que usa o pensamento crítico, sujeita todas as opções disponíveis a uma avaliação e a questionamentos. Usando as ferramentas a sua disposição, são eliminados todos os aspectos que não são úteis e confiáveis. O pensamento crítico é fundamental para nos ajudar a escolher o melhor curso para prestarmos vestibular. Por isso, separamos 5 passos que vão te ajudar a solucionar essa dúvida crucial na vida dos vestibulandos:

Formule a sua perguntapensamento critico

Você tem de saber o que está procurando. Por exemplo, ao decidir o curso que quer prestar no vestibular, qual é a sua razão por estar na dúvida entre esses cursos. Como por exemplo, um curso vai te dar salários mais altos e o outro vai te dar a possibilidade de trabalhar em diversos lugares do país. Mas o que de fato você quer ter com a sua escolha? Uma carreira estável, salários altos, possibilidade de fazer concurso público, trabalhar com o público, trabalhar sozinho, aumentar seu conhecimento em certa área, etc. Você terá que passar por cada um desses tópicos e pensar criticamente sobre eles para, assim, ver qual opção de fato supri suas necessidades e desejos futuros.

Junte informaçõespensamento critivo infos

Somos bombardeados com informações diariamente, então, saber qual é a sua pergunta, te ajudará a decidir o que é relevante. Se você está pensando em escolher uma profissão dentro de Engenharia, mas não sabe qual, você pode procurar pessoas dos cursos que você está querendo, como por exemplo, um engenheiro civil e um engenheiro ambiental. Procurar também por estudantes dos cursos para saber como são as aulas. Juntar informações, te ajuda a pesar as diferentes opções e ver qual vai te levar mais próximo ao seu objetivo.

Coloque em prática as informações recolhidas pensamento criativo think

Quais questões estão em jogo? O que eu estou assumindo com essas informações? A minha interpretação o que pesquisei faz sentido? O que molda minha vontade de exercer aquela profissão? O curso escolhido vai me dar o que eu espero da minha carreira profissional?

 

Considere as consequênciaspensamento critico profissao

Imagine que é seu primeiro dia na faculdade e você escolheu um curso baseado na ementa que leu. Nela estava escrito que você faria matérias sobre o meio ambiente. Inicialmente, isso soou ótimo. Mas e no longo prazo? Você acha que estará exercendo uma profissão que envolva cooperar com o meio ambiente, ou estará preso em um escritório vendo plantas de prédios que irão desmatar áreas florestais? Como você vai aplicar aquele conhecimento? O fato de você estudar algo que te interessa na faculdade, não significa necessariamente que sua profissão envolverá aquilo ou envolverá da forma que imagine, pense nas consequências.

Ouça a opinião de outras pessoasOAI4ZJ0

Escute o ponto de vista de pessoas que escolheram cursos completamente diferentes das suas opções. Mesmo que você não concorde com nada, observando o ponto de vista de outra pessoa, você pode acabar vendo o motivo que certos cursos não são uma boa opção para você, mas são para outros. Isso te ajudará a explorar alternativas também, a aplicar o pensamento dos outros na sua situação. Além disso, pode te ajudar a ver as coisas de outra perspectiva, avaliando suas opções e, por fim, te ajudando a tomar atitudes mais concretas.

E aí? Prontos para colocar em prática o pensamento crítico? Confira nosso teste vocacional aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp