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Dica de redação: como construir uma tese?

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A construção de uma redação modelo ENEM é um desafio para muitos. No entanto, sua estrutura é muito bem definida e saber como ela funciona pode ajudar muito na otimização da produção textual e economizar tempo do vestibulando. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria sobre a importância e a construção de uma tese. Confira!  

O que é a tese? 

A tese é nada mais nada menos que posicionamento em relação ao tema de redação proposto. É ela que vai mostrar seu ponto de vista e guiar o seu texto para uma argumentação. Nesse sentido, como a tese é encarregada de indicar o que vai ser exposto nos parágrafos de desenvolvimento, é necessário que sua argumentação esteja de acordo com ela. 

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Em outras palavras, isso quer dizer que não devemos defender ao longo do nosso texto um argumento que não esteja exposto na tese, além de termos que respeitar a hierarquia com que eles são citados.  

Como construir uma tese? 

A estrutura do parágrafo inicial da redação ENEM geralmente aparece no seguinte formato 

Contextualização do tema + abordagem do tema + tese  

Essa ordem não é obrigatória, no entanto é a mais utilizada pelos vestibulandos, o que faz com que a tese esteja frequentemente no final do seu parágrafo.  

O modelo de tese mais utilizada no ENEM é o por divisão, que consiste em construir um ponto de vista a partir da divisão do assunto em duas partes. Observe:  

Exemplo 1: “Nesse sentido, a ampliação do ensino à distância ainda enfrenta duas grandes problemáticas: a falta de investimentos governamentais e a falta de infraestrutura.”  

Nesse exemplo utilizamos o sinal de pontuação “ : “  para preceder a enumeração das problemáticas. 

 

Exemplo 2: “Nesse sentido, a ampliação do ensino à distância ainda é deficitária seja pela falta de investimentos governamentais, seja pela falta de infraestrutura” 

Nesse exemplo utilizamos os articuladores “seja….seja” para indicar uma alternância de ideias  

 

Exemplo 3: “Nesse sentido a ampliação do ensino à distância ainda é um obstáculo devido à falta de investimentos governamentais e à falta de infraestrutura”  

Nesse exemplo utilizamos o substantivo masculino “devido” que possui valor de causa ou razão, para expressar os motivos pelos quais a ampliação do EAD ainda é um obstáculo.  

 

Por fim, lembre-se que ainda dá tempo de se dedicar para o ENEM e aprender tudo sobre redação com os nossos novos planos. Para conhece-los melhor clique aqui 

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