Fazer inscrição do Enem - veja como fazer a sua pelo site do Inep

Veja como fazer inscrição do Enem pelo site do Inep

fazer inscrição do enem: imagem de um estudante fazendo sua inscrição do Enem usando um notebook

Você sabe como fazer inscrição do Enem? O período de inscrição para o Exame abriu nesta terça-feira, 10 de maio, e deve ser realizada através da Página do Participante. 

O Enem, todos os anos, recebe inscrições de milhares de estudantes em busca da tão sonhada vaga no ensino superior. Neste artigo, vamos te ajudar a saber como fazer a sua inscrição para a prova. Se liga! 

Como fazer inscrição do Enem 2022

O prazo para as inscrições do Enem 2022 é até o dia 21 de maio. Por isso, o aluno deve acessar o portal do Inep e selecionar a opção “inscrição”. É importante ressaltar que não há outra forma de realizar a sua inscrição, somente pelo acesso à internet. 

Após selecionar a opção inscrição, o site irá te encaminhar para uma assistente virtual, que irá te auxiliar até o final do processo. Nesse primeiro momento, você deverá passar alguns dados pessoais, como CPF, endereço, data de nascimento etc.

Caso você tenha deficiência auditiva, intelectual, visual, faça parte da terceira idade ou ainda seja gestante, é possível solicitar o atendimento especializado. 

Após passar por essas etapas, é a hora de escolher a língua estrangeira que deseja fazer a prova. Para isso, pense no idioma em que você possui mais facilidade ou que já vem estudando a um tempo, pois isso te ajudará a obter uma boa nota. 

Depois, você deverá informar o Inep se você já finalizou sua vida acadêmica ou se está cursando o primeiro, segundo ou terceiro ano do colegial. Além disso, a assistente virtual irá pedir para que seja respondido um questionário socioeconômico, com perguntas sobre a sua estrutura econômica familiar.

Também é necessário, no processo de inscrição, optar por uma das modalidades do Enem: o impresso ou o digital. E após selecionar uma das duas opções não é mais possível fazer a troca. Ah, e não esqueça de indicar o local onde deseja realizar a prova.  

Agora, também é preciso anexar uma foto do participante no portal para fins de identificação no dia da prova. O estilo de foto, cor de fundo, enquadramento e outros requisitos são esclarecidos no edital do Enem. 

Por fim, passado todas as etapas anteriores, o site irá gerar um boleto com a taxa de inscrição no valor de R$85,00, que poderá ser paga por boleto, pix ou cartão de crédito. 

Viu só como fazer inscrição do Enem é moleza? 

Quem pode fazer inscrição do Enem

Qualquer pessoa pode se inscrever para o Enem e realizar a prova impressa, a diferença é que alguns poderão utilizar a nota final da prova para ter acesso ao ensino superior e outros apenas usaram como método avaliativo. 

Isso acontece, pois, alunos que pretendem fazer o Enem, porém ainda estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio, por exemplo, ainda não podem fazer uma graduação. Já os estudantes que terminaram o colegial ou que já estão cursando o terceiro ano do ensino médio podem utilizar a nota para esse objetivo. 

Já para o Enem digital, são permitidos somente os estudantes que já tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio. 

Como saber se a sua inscrição foi confirmada 

Após concluir todas as etapas da inscrição do Enem é importante ressaltar que a sua inscrição ainda não estará confirmada, pois ela somente é finalizada após o pagamento do boleto. 

Após realizar o pagamento, acesse a Página do Participante e verifique se a inscrição foi confirmada. Porém, se mesmo após o pagamento a sua inscrição ainda não for aprovada, entre em contato com o Inep. 

Cronograma Enem 2022

Atente-se também quanto às demais datas e prazos disponibilizados pelo Inep:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio 
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio 
  • Solicitação do atendimento especializado: 10 a 21 de maio 
  • Resultado da solicitação: 7 de junho 
  • Solicitação de recurso: 7 a 12 de junho 
  • Resultado da solicitação de recurso: 22 de junho 
  • Tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho 
  • Resultado da solicitação:
  • Enem impresso: 13 e 20 de novembro 
  • Enem digital: 13 e 20 de novembro 

Espero ter tirado as suas dúvidas a respeito de como fazer inscrição do Enem. Para continuar se informando sobre mais detalhes da prova, que tal ler o nosso próximo artigo sobre a importância do Enem antes de escolher um curso superior?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp