today-is-a-good-day

Nota do Enem 2023: Saiba como consultar o seu desempenho

nota enem 2023

A nota do Enem 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para conferir o desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, basta utilizar o login gov.br, que solicita o CPF e a senha de acesso no sistema.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2023, a prova registrou mais de 4 milhões de inscritos, sendo que mais de 2,7 milhões fizeram a prova. O valor representa aproximadamente 68% do total de inscritos. Diante do número elevado de acessos, o site apresentou estabilidade na manhã desta terça-feira (16).

Como ver a nota do Enem 2023?

Para acessar sua nota do Enem, siga o passo a passo abaixo:

  • Clique no link enem.inep.gov.br/participante/ e selecione “Página do Participante – entrar com gov.br”;
  • Digite seu CPF e aperte o botão “Continuar”;
  • Insira sua senha e clique em “Entrar”;
  • Clique na opção “Resultado” e selecione o ano de 2023.

Enem 2023 teve 60 redações nota 1000

Durante coletiva de imprensa, o Ministério da Educação divulgou um balanço com alguns números centrais da edição do Enem em 2023.

O exame registrou 60 redações nota 1000, um aumento em relação à edição passada, que somou 18 notas máximas. Dos 60 textos nota 1000, quatro foram feitos por estudantes da rede pública de ensino.

Ainda sobre essa parcela de alunos, a taxa de participantes aumentou. No Enem 2022, 38% dos candidatos estudavam em escolas públicas. Já em 2023, essa parcela subiu para 46,7%, o que representa quase metade dos inscritos.

De acordo com o MEC, mais de 1 milhão de estudantes ficaram acima da nota de corte média do exame, cerca de 37% do total de inscritos. Eles poderiam se matricular em 847 cursos nas universidades brasileiras.

SiSU 2024

Com a divulgação das notas do Enem, a próxima etapa é o início do SiSU 2024, o Sistema de Seleção Unificada. A ferramenta é fundamental para milhares de estudantes brasileiros que almejam ingressar no ensino superior.

Confira as datas das fases do Sisu:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro
  • Participação na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Foto da matéria: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp