Notícias

Biologia ENEM: Tudo sobre o Núcleo Celular
19/10/2018

Biologia ENEM: Tudo sobre o Núcleo Celular

O núcleo celular é uma estrutura que abriga o DNA presente nas células eucariontes. A presença dele nesse tipo de célula é um dos aspectos que as caracteriza, na medida em que células procariontes não possuem a membrana que envolve o núcleo nos eucariontes e o material genético fica disperso no citoplasma. Esse é um dos assuntos que mais caem no ENEM e é importante saber tudo sobre ele!

O envoltório que delimita o núcleo é chamado de carioteca, e é constituído por duas membranas - uma interna e outra externa. A membrana externa é uma continuação do retículo endoplasmático rugoso, e, portanto, apresenta ribossomos em sua superfície. Há pontos em que as duas membranas se encontram, dando origem a poros nucleares, por onde acontece comunicação entre o núcleo e o citoplasma.

O espaço interno do núcleo é preenchido pelo nucleoplasma, solução aquosa comparável ao citosol, onde o material genético e outras estruturas ficam imersas. Uma dessas estruturas é o nucléolo, que é um corpo denso formado por proteínas, DNA e RNA, responsável pela produção de ribossomos.

O material genético no núcleo fica na forma de cromatina, que é o DNA associado a proteínas. Há dois tipos de cromatina: eucromatina, que é pouco compacta e, assim, permite que seus genes tenham maior contato com enzimas responsáveis pela transcrição e, consequentemente, sejam transcritos com frequência e chamados ativos; e heterocromatina, forma muito compacta, cujos genes não são transcritos em RNA e, portanto, são chamados inativos. Durante a divisão celular, a cromatina se condensa e assume a forma de cromossomos.

O núcleo é uma região de grande importância, pois, já que o DNA contém as "receitas" para a síntese de proteínas necessárias para a sobrevivência da célula, estar protegido no interior do núcleo o protege da interação com moléculas espalhadas pela célula e, assim, evita que ocorram muitas mutações no material genético.

Acompanhe mais posts sobre Biologia aqui.