Notícias

5 dicas para alcançar o sucesso nos estudos
18/07/2018

5 dicas para alcançar o sucesso nos estudos

Como alcançar o sucesso nos estudos? Como encarar o medo? Como enfrentar as falhas do passado? O importante é que o que passou fica no passado e que agora você está construindo a sua própria história. Nós temos que acreditar nas chances que temos na vida e não podemos ter medo de acontecimentos passados ou até mesmo dos exemplos que temos em casa ou próximo a nós.

A Concorrência

Os vestibulandos têm uma tendência muito grande em enxergar o outro candidato como concorrente, mas vale lembrar que dividir experiências com quem está passando por esse momento tão difícil é crucial. Se você faz um cursinho presencial, está na escola, ou até mesmo tem um grupo de estudos, tente se juntar uma vez por semana ,ou pelo menos de 15 em 15 dias, em pequenos grupos para discutir sobre a experiência do ano de vestibular e de sentimentos como a ansiedade, falta de confiança, entre outros. Assim, você consegue aprender formas diferentes de lidar com seus medos e também vê que não está sozinho nessa batalha. Apesar do vestibular ser algo individual, a luta do outro pode nos inspirar e nos dar dicas de como melhorar nossas estratégias.

O Lazer

Vale lembrar que sucesso não é uma dádiva e sim uma conquista.  E essa conquista não vai vir só mediante a estudos. Deixa o celular do lado e se dê tempo para diversão, seja com a família ou com os amigos. Deixa aquela criança que tem aí dentro tomar conta de você e tenha momentos para deixar a pressão e a responsabilidade de lado.

Além disso, tome cuidado com as redes sociais. Esse período é um momento delicado e nós sabemos que muitas pessoas só postam no Instagram a imagem que querem passar da sua vida. Por exemplo, se esse é seu segundo ano de vestibular para Medicina, ver a postagem do calouro de Medicina com seus amigos na aula de Anatomia pode gerar um sentimento de tristeza, de frustração. Essa não é a melhor forma de encarar, claro que você pode olhar para isso como uma motivação, mas as redes sociais são tão infladas de pessoas mostrando suas vidas incríveis que às vezes fica difícil. Por isso, em ano de vestibular, mantenha uma dose balanceada de redes sociais, procure seguir perfis de estudos e cursinhos que possam te ajudar e deixa a vida dos outros para depois. Mas lembre-se, tente não se afetar, veja como algo não relevante e que não te diz a respeito.

Os Grandes Dias

Muitos morrem de medo só de pensar nos dias do ENEM. Se imaginam chegando atrasados, pegando a prova e dando aquele branco (veja formas de evitar), etc. Mas tudo isso é uma narrativa da nossa cabeça, basta muda-la. Olhe para o ENEM como uma OPORTUNIDADE. O medo é a criação de uma narração negativa do futuro na nossa cabeça, se você muda a forma de olhar para o futuro, o medo vai embora. Mas é claro que o pensamento positivo não é o suficiente. Você pode se imaginar no seu primeiro dia como calouro no ano que vem, porém, o pensamento positivo tem que estar no seu caminho até esse fim. O que você está no controle é sobre como você pode se sair no ENEM, logo, dedicação aos estudos vai te dar a confiança para fazer boas provas e alcançar seu tão sonhado dia de calouro.

A Rotina

Lembre-se que a rotina tem um papel importante. Planeje sua semana de estudos (conheça os planos de estudos do QG), separe um espaço organizado para estudar e tenha tudo o que você precisa em mãos. Se no meio da matéria sua mãe te chama, seu gato pula no seu caderno e você se perde, recomece o assunto e se concentre novamente.

O Passado

Vale ressaltar que situações ruins no ENEM 2017 ou em alguma prova da escola também te ajudam nessa empreitada. Aprenda com seus erros, vencer as dificuldades e decepções te tornam mais resilientes e te ajudam ainda mais para alcançar o sucesso nas situações futuras. Sem decepções e fracassos nós não progredimos de forma rápida, intensa e no tempo que precisamos. O sucesso só vem a com a tentativa e a tentativa tem sempre a possibilidade do fracasso, mas se não tentarmos, nunca saberemos, por isso não podemos ter medo de falhar. A decepção vai nos ajudar a aprender e irmos ainda melhor na nossa próxima chance ou até mesmo repensarmos nas escolhas que fizemos.

Os Sentimentos

Independentemente de qualquer coisa, ficar “pilhado” e até meio estressado como vestibulando não é ruim e é quase inevitável. Mas isso te deixa vivo e te faz perceber que algo importante está para chegar. Se você presta atenção nos sinais desses sentimentos e fala sobre isso, eles deixam de ser uma ameaça. Eles passam a ser motivação para se dedicar ainda mais para os estudos.

5 dicas para alcançar o sucesso nos estudos

  1. Não tenha medo de falhar. Ser corajoso é superar a batalha interna constante entre o desejo do que queremos e o medo do fracasso.
  2. Reconsidere seus sentimentos. Você não está ansioso, você está empolgado. Os dias do ENEM não são dias de medo, mas sim dias de oportunidade.
  3. Pensamento positivo não ajuda se o seu foco é só na aprovação. O pensamento positivo deve estar no caminho que você precisa traçar até alcança-la.
  4. Não trate os outros candidatos como concorrentes, os veja com empatia e procure aprender com eles.
  5. Seja legal com você e com os outros. Não se cobre demais e nem se culpe por erros passados. Use seus aprendizados para se motivar e não deixe de ajudar os outros. Sabe tudo de Física? Ensine para aquele seu amigo que tem dificuldade e troque com ele conhecimento sobre matérias que ele domine. Não subestime o seu potencial e nem o conhecimento das pessoas que estão ao seu redor.