Notícias

Como não cair na distração das redes sociais?
30/05/2018

Como não cair na distração das redes sociais?

Talvez a primeira resposta que vem à nossa mente sobre o título da matéria é "impossível, não tem como não cair na distração das redes sociais". Mas nesse post, nós vamos aprender a realmente não cair na distração que é mexer no celular que anda juntinho com a procrastinação.

Veja como NÃO procrastinar os estudos

Um dia sem rolar (infinitamente) o feed de qualquer rede social é um dia perdido? De acordo com o que vivemos e o que temos acesso hoje em dia, talvez seja. Esse costume está em nossas rotinas mas pode ser equilibrado com outros afazeres importantes, como por exemplo, estudar para o vestibular. ;)

Passo 1: Desligue as notificações do seu aparelho

Por quê? Saber que as notificações estão ali para serem vistas causam ansiedade. Algumas pessoas precisam abrir as mensagens quando visualizam a notificação ali, pronta para ser respondida. Desligando as notificações, o seu celular não acende, não pisca, não vibra e não liga luz nenhuma. Nada que possa chamar atenção acontece. Obviamente que nos primeiros momentos vai vir aquela vontade de verificar o celular de qualquer forma, mas depois você vai esquecendo. Lembre-se: é você quem deve controlar seus impulsos e vontades que possam prejudicar os estudos! ⚠

Passo 2: Defina quantas vezes o celular será pego e os aplicativos serão checados

Como já falamos aqui no blog, organizar sua rotina de estudos para não deixar de ter aquele momento de lazer é importante demais. Certamente o seu break envolverá conferir os apps e curtir umas fotos no Instagram. Quantas vezes e quanto tempo você terá para mexer no celular durante a rotina de estudos? 5 vezes? 3 vezes? 20 minutos? 15? Analise seu rendimento nos estudos e defina essas metas. E o mais importante: siga à risca.

Passo 3: Deixe o celular looooonge

Depois de seguir os passos 1 e 2, já vai rolar uma indiferença com o celular e um foco maior nos estudos (mas é pra seguir, hein!). Essa indiferença vai fazer com que seja mais fácil posicionar o celular em outro cômodo da casa ou na mochila. ;) Dessa forma, vai ser mais difícil levantar no meio dos estudos para ir atrás da distração.

Ainda está difícil de lidar com as redes sociais e estudos? Que tal usar técnicas para estudar? Estude usando a Técnica de Pomodoro e faça seus estudos renderem. 🍅

Boa sorte e bons estudos!