Dicas para fazer a prova do ENEM

Nos dias 4 e 11 de Novembro, milhares de vestibulandos sairão de suas casas em pleno domingo para fazerem a prova que tanto esperaram o ano todo. Para você estar bem preparado, fizemos esse passo a passo para te ajudar durante a prova.

1. Arrume documentos um dia antes

Após assistir nosso aulão de aquecimento, separe todos os documentos necessários em cima de sua escrivaninha: documento de identidade com foto recente; cartão de confirmação; pelo menos 2 canetas esferográfica pretas de corpo transparente. Além disso, não esqueça de chegar no local da prova 1 hora antes – o recomendável – para evitar transtornos.

2. Lembre sempre do TRI durante a prova

Como existem 4 tipos de prova e a ordem das questões muda, logo, pode ser que apareça uma sequência mais difícil para você de início. Isso pode abalar o seu emocional nos primeiros minutos de realização, por isso é muito importante você ter consciência sobre o TRI durante toda a realização da prova. Achou uma questão difícil? Pula e depois volta nela.

3. Por onde começar?

Essa é uma pergunta que todo vestibulando faz, porém não há uma fórmula universal. No primeiro dia de prova, é sempre recomendável que primeiro seja feita a Redação, para ter maior controle do tempo que lhe resta para o resto da aplicação. Além disso, alguns cientistas afirmam que nosso pico de atenção possui uma data de validade por volta de 3 horas de estudo, logo, é importante também o candidato utilizar-se dessas primeiras horas para fazer as áreas que possuem maior peso para o curso que almeja. Caso não tenha diferença de pesos, comece pela qual você mais domina.

4. Controle seu tempo durante a prova

Esse vilão atrapalha e muito a vida dos vestibulandos: o tempo. Não perca tempo excessivo em uma questão que você esteja empacado, mas sim deixe-a para quando você terminar toda a prova, que seu cérebro estará mais calmo. Caso seja uma questão naturalmente mais demorada, tente compensar em outras naturalmente mais rápidas.

5. Cuidado com o cartão de resposta

A maior raiva que você pode passar nesses dois domingos é fazer uma questão e marcar errado no cartão. Por isso, separe um tempo confortável para que você consiga marcar as alternativas com calma sem precisar se apressar. Além disso, pode ser que uma segunda caneta te ajude funcionando como régua na hora das linhas em que deve marcar o gabarito.

Por fim, é sempre importante desenvolver técnicas de controle de ansiedade e nervosismo durante a prova para que o seu emocional seja um amigo seu durante as provas.

Boa prova!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp