Gêneros Publicitários no ENEM 2018

O sistema publicitário surgiu junto do capitalismo e faz parte da nossa rotina desde então. Seu surgimento se deu nos meios de comunicação de massa, como jornais, televisão e revistas. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e da internet, os meios de comunicação em massa estão competindo com as mídias sociais e a comunicação digital, mas isso é assunto para outro post. 😉

Nesse post, falaremos sobre como os gêneros publicitários são abordados no ENEM. A prova exige que o candidato alcance as competências C6 e C8 para realizar questões com esse assunto. São elas:

C6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

C8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Quais são os gêneros publicitários que podem cair no ENEM?

Todos os tipos textuais publicitários possuem a função apelativa da linguagem, pois têm o objetivo principal de mencionar diretamente para o interlocutor. São eles: outdoors, jingles radiofônicos, propagandas de TV, entre outros.

O outdoor tem como função atingir um leitor de maneira rápida e eficaz. Normalmente se usam poucos textos e composições de imagem que chamam a atenção. Eles são posicionados em locais estratégicos para captar a atenção de um motorista ou alguém que esteja em uma viagem de ônibus, por exemplo.

Outdoor da Petrobras

Jingles são pequenas músicas que normalmente possuem estrofes repetidas de forma que ficam na cabeça do ouvinte. Eles são veiculados em rádios ou comerciais de TV (quem nunca ouviu a música do Big Mac, que atire a primeira pedra).

As propagandas de TV estão mais do que inseridas no seu cotidiano. Em qualquer comercial de TV você assiste inúmeras propagandas. Algumas são absurdamente criativas, já outras são convencionais. Veja um exemplo de comercial veiculado em horário nobre da TV aberta.

Mas do que o ENEM realmente gosta? Campanhas institucionais de conscientização! Aquecimento global, poluição, campanhas contra cigarro, entre outros assuntos já foram abordados na prova.

Agora, apresento pra você, algumas questões sobre o assunto:

(ENEM 2014)

Disponível em: wwww.portaldapropaganda.com.br. Acesso em 28 jul. 2013

Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela

a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária.

b) associação entre uma arma de fogo e um megafone.

c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan.

d) imagem de uma mão segurando um megafone.

e) representação gráfica da propagação do som.

Gabarito: b

(ENEM 2017)

Disponível em: www.agenciapatriciagalvao.org.br. Acesso em: 15 maio 2017 (adaptado)

Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas

a) alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos.
b) conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.
c) instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.
d) despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.
e) exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica.

Gabarito: b

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp