Inscrições para o Fies 2018 do segundo semestre

Dia 16 de julho começam as inscrições para o segundo processo seletivo do Fies 2018. O Fundo de Financiamento Estudantil disponibilizará 155 mil novas vagas para quem deseja ingressar em uma Universidade particular financiando o custo de um curso de graduação. O prazo para as inscrições vai até dia 22 de julho.

Para esse segundo processo seletivo, o programa voltará a financiar cursos que possuem mensalidades com o valor acima de R$7.000,00, tendo o limite de custo de R$42.000,00 por semestre.

Quem pode participar do Fies?

Candidatos que fizeram o ENEM de 2010 em diante e tenham obtido média geral igual ou superior a 450 pontos e que não tenham zerado a redação, além de possuírem renda mensal bruta per capita de:

  1. até 3 salários mínimos ou
  2. de 3 a 5 salários mínimos, caso o agente financeiro seja o banco. Esse é o financiamento P-Fies.

O P-Fies é uma nova modalidade do programa, que é destinada para os estudantes que farão o financiamento diretamente com o banco e terão as condições de pagamento definidas por esse agente financeiro.

Já o Fies normal, que será para candidatos com a renda per capita de até 3 salários mínimos, terá juros zero no pagamento. Esses participantes deverão pagar uma taxa durante a faculdade. No fim da graduação, quando o financiamento deverá começar a ser quitado, as parcelas serão de acordo com a realidade financeira da pessoa.

O método de seleção do Fies também considera alguns critérios para definir as prioridades das chamadas. São eles:

  1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

As notas de corte variam de acordo com a relação candidato/vaga. Durante todo o período de inscrições, o candidato poderá acompanhar as notas até definir qual será sua escolha, que deverá estar decidida no último dia do processo.

Mais informações sobre o financiamento, acesse o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Acompanhe todas as notícias sobre o Enem 2018 e outros vestibulares aqui no nosso blog!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp