O dia da sobrecarga da Terra chegou mais cedo

O dia 1º de agosto de 2018 foi marcado como o dia da sobrecarga da Terra do ano. Esse dia é marcado pelo fim dos recursos naturais usados pela humanidade no ano vigente. Acontece que, desde 1970, o mundo não havia atingido seu limite tão cedo, basicamente na metade do ano. Esses dados foram levantados por uma organização de pesquisa chamada Global Footprint Network.

Mas o que é essa sobrecarga?

Nós usamos constantemente os recursos que a natureza nos dá. É natural do ser humano utilizar recursos naturais para seu benefício desde que nos entendemos como tais, mas os dados dessa organização mostram que estamos passando dos limites. Em consequência disso, quanto mais gerarmos demandas na natureza, mais difícil será a renovação dos ecossistemas. Dessa forma, poderão acontecer desequilíbrios perigosos para nossa vida e a de todos os seres vivos da Terra.

A pesquisa mostrou que utilizamos a natureza 1,7 vezes mais rápido do que a velocidade que os ecossistemas podem se regenerar.

A organização de pesquisa sempre calcula o dia da sobrecarga da Terra baseado no cálculo de pegada ecológica, ou seja, as marcas que deixamos no meio ambiente (algo que nunca pensamos que acontece) que tem como base as demandas que temos sobre o meio ambiente: alimentos, madeira, algodão, construções, estradas, infraestruturas em geral e absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis. As pegadas ecológicas tem a unidade de medida hectares globais (hga), sendo um hectare global um hectare de produtividade média mundial entre terras e águas produtivas em um ano.

Quais as consequências?

A sobrecarga resulta em desastres naturais, como desmatamentos, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, colapso na pesca, entre outros que causam incêndios, secas, furacões, enchentes e mais.

Aqui no Brasil, o dia da sobrecarga da Terra chegou mais cedo do que no mundo, no dia 19 de julho acabamos consumindo o planeta 1,8 vezes mais.

Esses dados são preocupantes demais e podem ser discutidos em um tema de redação do ENEM, você não acha? Uma dica importante é se atentar às notícias para te ajudar no vestibular e na vida, porque esse assunto é bem grave e precisa ter a atenção de todos. Vamos cuidar do nosso planeta!

A Global Footprint Network convidou todos a fazerem um teste para avaliar como seria o consumo do planeta Terra se todos vivessem iguais a você. Eu fiz e segundo o teste, o dia da sobrecarga da Terra seria no dia 8 de abril, se todos vivessem igual a mim, consumindo os mesmos alimentos, usando os mesmos meios de transporte e consumindo energia da mesma forma que eu. Preciso rever meus hábitos, e você, quando chegaria ao dia de sobrecarga? Faça o teste: http://www.footprintcalculator.org/. Caso precise de ajudinha no inglês, recorra a um tradutor online, mas faça, é bem interessante! 😉

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp