Notícias

Você sabe a diferença entre Medicina e Biomedicina?
11/09/2018

Você sabe a diferença entre Medicina e Biomedicina?

O ano de vestibular, por ser o momento da escolha da profissão, pode vir acompanhado de dúvidas e incertezas. Para quem tem interesse na área da saúde, muitas vezes há uma indecisão envolvendo os cursos de Medicina e Biomedicina. Você conhece as diferenças entre eles? 

O curso de Medicina tem como principal objetivo a manutenção ou restauração da saúde das pessoas. Os profissionais formados por esse curso atuam em contato direto com pacientes para tratar e prevenir suas enfermidades. Somente médicos podem diagnosticar doenças, realizar cirurgias, pedir exames e prescrever medicamentos.

Entre as áreas de atuação do médico, estão a cardiologia, que envolve as doenças relacionadas ao coração; neurologia, que estuda as doenças do sistema nervoso; ortopedia, que atua no tratamento de doenças nos ossos; entre muitas outras.

Já o curso de Biomedicina também tem como foco a saúde, mas, neste caso, ela vem por meio do estudo e da pesquisa. Os biomédicos identificam e analisam microrganismos causadores de patologias humanas e, assim, podem desenvolver vacinas e remédios. Em geral, esses profissionais não lidam diretamente com pacientes e têm como ambiente mais comum de trabalho o laboratório.

Além disso, biomédicos podem atuar em áreas como a de análises clínicas, realizando exames de sangue e outros fluidos e assinando os respectivos laudos; perícia criminal, fazendo a análise forense de material biológico encontrado em cenas de crime; reprodução humana, manipulando gametas; entre várias outras.

O médico e o biomédico podem trabalhar de forma complementar, pois, embora sejam profissões diferentes, compartilham do mesmo objetivo final: gerar bem-estar e saúde para as pessoas. Um exemplo dessa complementaridade está no fato de biomédicos basearem suas pesquisas em dados práticos obtidos por médicos, e estes aplicarem em seus diagnósticos as ferramentas desenvolvidas por biomédicos em laboratório.

Conheça os aprovados em Medicina do ano de 2018!