today-is-a-good-day

Datas liberadas para o vestibular da Unicamp 2023

Vestibular da Unicamp: imagem de dois estudantes olhando a tela de um computador

Você já deve saber, mas o vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos do país, afinal, a instituição é uma das melhores de São Paulo e do Brasil. Neste artigo, vamos revelar as datas do vestibular próprio da Unicamp para 2023, além de falar sobre as outras formas de ingresso. Continue lendo!

Datas importantes para o vestibular da Unicamp 2023

E aí, bora conferir todas as datas importantes  do vestibular da Unicamp 2023?

Inscrições

As inscrições para o vestibular da Unicamp 2023 começam no dia 1º de agosto e vão até o dia 2 de setembro. Assim como nos anos anteriores, todo o processo de inscrição deve ser feito pelo site da Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp).

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$192,00 (cento e noventa e dois reais) e deve ser pago até o dia 9 de setembro. É possível ser liberado de pagar a taxa de inscrição, mas o período para solicitação da isenção se encerrou no dia 7 de junho. Então, se você não fez o pedido ou não teve a sua solicitação deferida, atente-se para o prazo de pagamento!

Provas

Mas, afinal, quando as provas serão aplicadas?

Bom, a primeira fase do vestibular vai acontecer no dia 6 de novembro; e a segunda fase, que tradicionalmente ocorre no mês de janeiro do ano seguinte, vai acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022.

É importante ressaltar que, antes mesmo da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para aqueles que desejam cursar Música. As provas serão aplicadas entre setembro e outubro. Mas outros candidatos também precisam fazer essa prova, né? São eles: os estudantes que buscam uma vaga nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, que farão a prova entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.

Conheça todas as formas de ingresso na Unicamp

Além do vestibular tradicional, cujas datas foram apresentadas acima, há outras formas de ingresso na Unicamp. Confira abaixo!

Enem/Unicamp

Para entrar na Unicamp, você não precisa, obrigatoriamente, realizar o vestibular próprio da instituição. É possível conquistar uma vaga utilizando a sua nota do Enem. Em 2022, foram ofertadas 639 vagas nessa modalidade, cujo período de inscrição aconteceu entre os dias 3 a 30 de novembro de 2021.

Vestibular indígena

Em 2019, a Unicamp adotou o vestibular indígena. As vagas são ofertadas para candidatos de etnias indígenas de qualquer parte do Brasil.

Vagas olímpicas

Além das opções acima, a Unicamp tem uma modalidade de ingresso voltada para estudantes medalhistas ou com um bom desempenho em disputas que avaliam os conhecimentos adquiridos no ensino médio, como a Olimpíada Brasileira de Matemática. 

ProFIS

Por fim, existe a possibilidade de ingressar na Unicamp por meio do ProFIS. Trata-se de um curso de formação continuada para alunos de escolas públicas em Campinas. Após a conclusão, os alunos garantem uma vaga na instituição sem prestar o vestibular da Unicamp.

Esperamos que você tenha gostado de conferir todas as datas do vestibular da Unicamp 2023. Agora, que tal conferir o nosso artigo sobre como estudar redação com 8 dicas incríveis?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp