Vozes verbais e técnicas de construção de um discurso

discurso

A análise do discurso é uma ferramenta muito utilizada, principalmente no que se refere a interpretação de texto e a intencionalidade do autor. Nesse sentido, uma das técnicas mais
simples de ser posta em prática dentro desse estudo, é a observação das vozes verbais. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria especialmente sobre construção de um discurso. Confira!

A análise do discurso teve como precursora no Brasil a linguista Eni Orlandi durante os anos 70. Esse estudo faz parte das áreas de linguística e comunicação e tem como principal intuito traçar estruturas e construções ideológicas dentro de um texto. Assim, a análise do discurso também pode ser muito útil para interpretação de texto e redação, por exemplo.

VOZ ATIVA
A voz ativa ocorre quando o sujeito de uma oração executa uma ação. Ou seja, ele é o agente. Um exemplo disso é a frase: “João chutou a bola.” Nela, a atenção é totalmente voltada para quem fez a ação, e não para a ação em si.

discurso

Desse modo, quando jornais e políticos, por exemplo, usam essa construção, percebe-se que o intuito não é falar do que ocorreu mas sim quem fez. Isso é visto em manchetes como “PF libera trechos de diálogo com delegado”.

VOZ PASSIVA
A voz passiva ocorre quando o sujeito de uma oração sofre uma ação. Ela pode aparecer de duas formas: analítica e sintética, sendo a sintética acompanhada da partícula apassivadora “se”. Nesse sentido, utilizamos essa voz verbal, principalmente quando queremos dar maior atenção a ação do que ao agente. Isso é visto na frase “A bola foi chutada por João”. Ou em manchetes como “Festa de São João é garantida por prefeito de Recife”.

Sendo assim, a voz do autor do verbo nos diz muito sobre que mensagem ele quer transmitir e quais são suas reais intenções. Além disso, referências, construções sintáticas na ordem direta e indireta, expressões e pronomes de tratamento também são fortes recursos na construção de um discurso.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.